standard-title Ortodontia

Ortodontia

A Ortodontia é a área da medicina dentária dedicada à prevenção e correção do mau posicionamento dos dentes e maxilares.

O tratamento ortodôntico é indicado não apenas em crianças, mas independentemente da idade, em todos os casos em que o médico dentista avalie e indique que o Paciente poderá beneficiar do uso de um aparelho ortodôntico, nomeadamente para correção da articulação dos maxilares.

Os problemas ortodônticos podem resultar de questões hereditárias (por exemplo os dentes ou maxilares mais salientes), de maus hábitos (chuchar no dedo), ou de perda precoce de dentes de leite, pouco espaço na arcada, …

Existem vários tipos de aparelhos, fixos e removíveis, intra e extra-orais, que em comum têm a função de movimentar os dentes e os próprios maxilares para a posição mais indicada. Este tratamento demora normalmente cerca 24 meses, mas poderá variar de acordo com o caso.

Durante o tratamento, deve haver um cuidado reforçado em relação à higiene oral, pois existirá maior tendência de retenção da placa bacteriana.

As vantagens do tratamento ortodôntico são muitas, nomeadamente a melhoria significativa da função mastigatória, muscular e da articulação dos maxilares.

tratamentoortodontiateleradiografiaortodontia